25/11/09

Promoção de leitura na Biblioteca

No passado dia 24 de Novembro, no âmbito do Plano Nacional de Leitura e do projecto "Ler Mais", a Professora Maria José Lagoá, , levou uma das suas turmas de 6º ano à Biblioteca para a leitura de um conto, de modo a familiarizar os alunos com o espaço biblioteca e com os livros, incentivando e promovendo assim hábitos de leitura.
Os alunos estiveram muito interessados, atentos e participativos no decorrer da actividade.
Acções desta natureza são de saudar e a Biblioteca estará sempre disponível e de portas abertas para acolher estas iniciativas.


24/11/09

Feira do Livro



De 25 de Novembro a 16 de Dezembro


Começa já na próxima quarta-feira a Feira do Livro, que estará de presente na Biblioteca entre 25 de Novembro e 16 de Dezembro.

A calendarização das visitas das turmas da EB23 será a seguinte (clicar na imagem para aumentar):

Toda a Comunidade Educativa está convidada a visitar a Feira do Livro.

Os Encarregados de Educação e a Associação de Pais poderão visitar a feira nos dias 30/11 e 3/12, entre as 17:30 e as 18:30. Estará presente a professora, escritora e ilustradora Elsa Lé, para uma sessão de autógrafos dos seus livros.

22/11/09

Hora do Conto para os quintos anos


Informámos que, nos próximos dias 23, 30 de Novembro e 2 de Dezembro, promovemos um encontro com a Professora/Escritora/Ilustradora Elsa Lé que realizará a Hora do Conto tendo por base os seus livros.

Esta é uma actividade que visa contribuir para incentivar o gosto pela leitura e pelos livros: ler um livro é crescer em boa companhia.

A proposta de horário é a seguinte:


Agradecemos que nos informem caso a proposta de horário não seja concretizável, para procedermos às mudanças necessárias.

18/11/09

Hora do Conto, com Elsa Lé

No semana passada, a Hora do Conto teve lugar nas escolas EB1 do Campo 24 de Agosto (no dia 12 e na manhã de 13 de Novembro) e EB1 da Alegria (durante a tarde de 13 de Novembro), tendo como convidada a escritora/ilustradora Elsa Lé.




O encontro com a escritora teve por base as suas obras e o objectivo de incentivar o gosto pela leitura e pelos livros, porque "ler um livro é crescer em boa companhia".



É de louvar toda a disponibilidade demonstrada pela professora para com as escolas e os colegas do agrupamento, na dinamização desta acção.
A escritora irá também marcar presença na Biblioteca da EB23 Pires de Lima, nos dias 23/11, 30/11 e 2/12 (Hora do Conto para o 5º ano) e durante a Feira do Livro, a decorrer brevemente.

17/11/09

Campanha de Solidariedade "Ontupaia - Moçambique"

É já na próxima Sexta-Feira, dia 20, que termina a recolha de material escolar com destino à Escola de Ontupaia, em Moçambique.

Todo o desenrolar da campanha poderá ser acompanhado através do blog http://saltodeleao.blogspot.com

Vamos ajudar esta causa!

16/11/09

Matemática Divertida na Biblioteca

A actividade "Matemática Divertida", levada a cabo pelo Grupo de Matemática, está a decorrer na Biblioteca da EB23 Pires de Lima desde 9 de Novembro, tendo o seu fim na próxima Sexta-Feira, dia 20.

Todas as turmas entre o 4º e 9º ano têm vindo a participar no evento, que conta com jogos como: ilusões de óptica, pavimentações, jogos de espelhos, desafio com castanhas, quebra-cabeças, pontos e linha, resolução de problemas, imagens Tangram, entre outros.

Foram também convidados a visitar e a participar outros elementos da comunidade educativa e professores de outras escolas.
Até ao momento, a iniciativa têm sido acolhida com êxito por todos os intervenientes.



Os participantes têm à sua disposição um inquérito para posteriormente ser feita a avaliação do impacto dos desafios apresentados aos alunos.

15/11/09

Bem-vindos!


Bem-vindos ao blogue da Biblioteca do Agrupamento Vertical Dr. Augusto César Pires de Lima.
Pretendemos, por este meio, dar a conhecer as actividades desenvolvidas pela Biblioteca, promovendo a ligação com toda a comunidade escolar.

Presentemente, a nossa equipa é constituída pelos professores:
  • Isabel Pereira (Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento)
  • Luís Carvalho (professor bibliotecário do 1º ciclo)
  • Guiomar Secca
  • Isabel Alves
E pela assistente operacional
  • Elza Soares
O projecto de Recuperação de Livros está a cargo das professoras:
  • Filomena Amorim
  • Laurinda Tendais

Será esta a equipa que estará ao vosso dispor durante o presente ano lectivo.