28/02/10

As tuas revistas preferidas já estão na biblioteca!

Podes ler regularmente os seguintes periódicos, disponíveis na biblioteca, na zona de leitura informal. Lê, descontrai e mantém-te actualizado!

Correntes D'Escritas de Regresso à Povoa de Varzim

O Correntes D'Escritas, um dos mais importantes encontros da literatura de Expressão Ibérica em Portugal, decorreu na Póvoa de Varzim de 24 a 27 de Fevereiro de 2010. É considerado o maior evento literário e o mais prestigiante a nível nacional! O Agrupamento Pires de Lima marcou encontro no Diana Bar a 25 de Fevereiro, entre as 9h30m e as 12h30m, com os escritores João Manuel Ribeiro, Vergílio Alberto Vieira e Maria do Rosário Pedreira. Foi uma grande oportunidade para os alunos do 4º, 5º, 6º e 9º anos e as alunas do CEF, contactarem com personalidades importantes do mundo dos livros. A equipa de reportagem da DREN também acompanhou o evento e promete para breve a divulgação do seu trabalho.
Alguns desses momentos poderão ser visualizados nas fotografias a seguir apresentadas.

11/02/10

Resultados do Problema de Matemática do mês de Janeiro

A resposta certa ao problema do mês de Janeiro é:
O Campeão tem 4 pulgas.

De entre os alunos que participaram (ver lista em anexo) obtiveram-se 6 respostas certas. Por sorteio o prémio coube ao aluno nº6 do 5ºF, Diogo Abel. O prémio deverá ser levantado na biblioteca.
Estão todos de parabéns! Continuem a participar.

Participantes (a verde os que acertaram na resposta):


5º D

nº 22 Marta Francisca Almeida

nº 27 Sara Inês Almeida

5º F

nº 4 André Guimarães

nº 6 Diogo Abel

nº 8 Eva Mendes

nº 11 Gualdino Correia

nº 13 Iara Costa

nº 18 José Bernardo

nº 19 Maria João Pacheco

nº 20 Rita Santos

nº 21 Mariana Pereira

nº 23 Olga

nº 28 Vitor Hugo

Conto da Semana


Semanalmente, está a ser dinamizado na biblioteca da Escola EB23, o Conto da Semana. Todas as Quintas-feiras, ao final da manhã, é lido um conto que posteriormente dá origem a debate e a outras actividades de escrita e/ou expressão plástica, de carácter facultativo.
O projecto está a ser dinamizado pelas professoras Ana Viana, de E.V.T. e Elsa Novais, de Língua Portuguesa, com o objectivo de trabalhar as atitudes e fomentar a reflexão através de pequenas narrativas.
Já participaram as turmas do 5ºC, 5ºF e 5ºG. Até ao final do ano lectivo outras turmas terão oportunidade de participar.
O projecto está já integrado na semana das leituras que decorrerá de 8 a 12 de Março, no qual participarão as turmas do 5ºA e 5ºB.
A experiência está a revelar-se muito positiva, segundo a opinião de docentes e discentes.

07/02/10

Problema do Mês de Fevereiro

Coloca a tua resposta e respectivo raciocínio na caixa que se encontra na biblioteca, indicando o teu nome completo, ano, turma e número.
Será sorteado um prémio entre os alunos que derem a resposta correcta.

Participa!

06/02/10

Projecto: "Recuperação de materiais didácticos"

Os alunos das turmas do 7ºA e 8ºD estão nas disciplinas de E.T. e A.P., sob a orientação da professora Fátima Nogueira, a desenvolver o projecto "Recuperação de materiais didácticos", em parceria com a Biblioteca da EB23 Dr. A.C. Pires de Lima. Desenvolvendo competências através de diferentes aprendizagens, permitirão o acesso a jogos, puzzles, mapas... recuperados pelos alunos!
O produto final estará disponível na biblioteca da escola e poderá também ser utilizado como recurso nas aulas de substituição.
Podemos ver algumas fotografias dos alunos a desenvolver o projecto.

Dá gosto vê-los trabalhar!