20/06/10

Rui Vilhena na EB23 Pires de Lima


Workshop de Música na Biblioteca


No passado dia 15 de Junho, pelas 10h 30m, o cantor Rui Vilhena, uma das excelentes vozes do quinteto vocal Vozes da Rádio e mestre na Guitarra, brindou-nos com a sua presença na Biblioteca da escola EB23Pires de Lima. Dinamizador da Cultura e promotor da Arte, encantou todos os que participaram no workshop. Descontraído e muito simpático interagiu de forma intensa com os alunos que ficaram maravilhados, com vontade de cantar e aprender a tocar Guitarra.

Pediram-lhe para voltar. O convite foi aceite!

Ficamos à espera!


NETPAPER

No dia 8 de Junho pelas 15h decorreu decorreu o Netpaper, organizado e desenvolvido pela equipa P.T.E. Nesta actividade participaram 5 equipas do 2º ciclo e 5 equipas do 3º ciclo. Incluiu provas de conhecimento em computador com acesso à Internet e provas de sabores.
Todos os participantes tiveram uma excelente prestação e mostraram que, quando querem, sabem estar e têm atitudes muito nobres.

Alunos vencedores do 2º ciclo: Fábio nº10, Iara nº13 e Rita nº20 do 5ºF.
Cada um recebeu O Grande jogo da sabedoria, da Porto Editora e outros brindes

Alunos vencedores do 3º ciclo: Bruno nº7 e Pedro Dias nº20 do 8ºE
Cada um recebeu a Diciopédia 2009, da Porto Editora e outros brindes

Todos os participantes foram brindados com canetas e blocos gentilmente oferecidos pela Asa e Texto Editores

Algumas das provas desenvolvidas nos computadores



Matemagia e Equamat 2010

MATEMAGIA

Actividade dinamizada pela professora Maria Sieira nas turmas do 5ºano, com o objectivo de explorar o carácter lúdico da Matemática.





EQUAMAT 2010

Pela primeira vez, a nossa escola participou no Concurso de Matemática Equamat 2010, na Universidade de Aveiro. Diversos alunos do 3º ciclo, acompanhados pelas professoras Maria Sieira e Maria João Tinoco participaram na actividade que foi complementada com uma visita guiada ao Museu Santa Joana Princesa.





10/06/10

6º C oferece exemplar do seu livro à Biblioteca

Os alunos da turma do 6ºC ofereceram um exemplar do livro "Risco está em risco..." à Biblioteca. Esta obra foi criada pela turma na disciplina de Estudo Acompanhado, inspirada no livro da escritora, ilustradora e professora Elsa Lé "Risco, o peixe aranha" e apresentada à comunidade escolar na semana das leituras. A professora de Português e Directora da turma, Drª Manuela Freitas acompanhou os alunos neste momento tão importante para todos nós.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!


Livros "novos" pela equipa de recuperação de livros

As professoras Filomena Amorim e Laurinda Tendais que dinamizam o projecto de recuperação de livros estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Os livros ficaram como novos e prontos a ler!

Recuperação de Jogos e Puzzles 7º A e 8ºD

O Projecto de recuperação de Jogos, puzzles e outros materiais didácticos, dinamizado pela professora Fátima Nogueira, professora de E.T., com as turmas do 7ºA ( sua direcção de Turma) e 8ºD foi concluído com sucesso. O produto final ficou fantástico e os alunos cheios de vontade de jogar!
Parabéns aos alunos e à professora pelo trabalho desenvolvido, que enriqueceu muito a nossa Biblioteca.


07/06/10

Problema de Matemática do mês de Junho

Coloca a resposta e o respectivo raciocínio na caixa que se encontra na biblioteca para o efeito. Não te esqueças de indicar o teu nome, turma e número. As respostas anónimas serão invalidadas!

Boa Sorte!

Pires de Lima- 1º Lugar no SuperTmatik de Francês

Escola Pires de Lima obteve o 1º lugar no Campeonato Nacional on line SuperTmatik Francês

O aluno Daniel Teles, do 8ºB, está de Parabéns, pois conseguiu arrecadar o 1º lugar do Campeonato Nacional SuperTmatik de Francês on line (escalão 8 - nível 3).

Depois de vários treinos nas aulas da disciplina de Francês e de se ter sagrado campeão na sua turma, o Daniel conseguiu qualificar-se neste escalão e efectuou a última etapa do concurso on line, conjuntamente com 3000 candidatos de todo o país, tendo conseguido o melhor tempo. Os prémios, enviados pela Eudactica, vão ser entregues pelo Director do Agrupamento e pela professora de Francês.

A todos os que participaram neste campeonato, nos mais diversos escalões, muitos Parabéns!!!

Tertúlia "A Aprendizagem e o Empreendedorismo"



Realizou-se no passado dia 11 de Maio, na Biblioteca da escola EB23 Pires de Lima, mais uma tertúlia no âmbito do programa "Porto de Futuro" (Escola Positiva), desta vez tendo por convidado o Eng.Carlos Palhares, administrador da MecWide, também roll model do projecto "Um Mês, Uma História de Vida" dinamizado pela Câmara Municipal do Porto.
A iniciativa, moderada pelo nosso Director, Doutor Carlos Tavares da Rocha, contou com a presença da senhora Vereadora do Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social, Professora Doutora Guilhermina Rego, com a Doutora Cristina Soutinho, em representação da Direcção Regional de Educação do Norte, e com uma grande adesão de vários elementos da comunidade educativa, nomeadamente alunos das turmas de Alfabetização.
Todos estão de parabéns, especialmente os alunos do 8ºE que efectuaram o convite à personalidade em questão, brindando o momento da sua chegada com uma visita guiada à escola e colaborando na dinamização do debate.

06/06/10

Manhã de Música na Biblioteca

Em comemoração do Dia Mundial da Criança, os alunos do ensino Articulado de Música proporcionaram na Biblioteca da escola EB23 Dr. Augusto César Pires de Lima um pequeno momento musical para toda a comunidade escolar, familiares e amigos. Esta iniciativa surgiu da disciplina de "Área projecto - 5ºano" com o objectivo de divulgar o ensino artístico da Música na escola.
Os pequenos/grandes artistas empenharam-se para que o concerto se realizasse com o melhor nível possível, assim como as professoras Fátima Brito e Mónica Resende.

Parabéns a todos os intervenientes!
O concerto foi fantástico e superou as expectativas!


Programa

5ºano

Piano - Bárbara Bento - "Estudo n.36" - Czerny
Guitarra - David Capela - "English Dance"- Jonh Hoffmann
Piano - Cláudia Silva - "Kanzone" - Kabalersky
Guitarra - José Rocha - "Estudo n.16" - S.Eythorsson
Piano - Inês Barata - "The Traffic Cop" - Thompson
Guitarra - Alfredo Alves - "Estudo n.1 em sol"- E.thorlaksson
Piano - Iara Costa -" Cuco"
Guitarra - Diogo Silva - "Danza"-Pierre Phalése
Piano - Raquel Botelho - "For Children"-Belá Bartók
Flauta de Bisel - Maria Rita - Menuet" - Bach (adaptação)

6ºano

Guitarra - Cláudia Capelas "Skósmidadans" - E. Thorlaksson
Guitarra - Ruben Nunes - "Estudo nº1 em Sol M" - E.Thorlaksson
Violino - Márcia Rocha - "East Coast Express" - Suzuki
Guitarra - Elisa Santos - "Pequeno Estudo em Ré M" - E.Tholaksson
Guitarra - Telmo Soares - "On Skies" - S.Eythorsson
Violino - Rita Silva "Long Long Ago" - T.H. Bayly
Guitarra - Nuno Carvalho "Estudo nº61" - Júlio Sagreras
Guitarra - Xavier Batista - "Brotnir Samhljómar" - E. Thorlaksson
Piano - Bruno Capelas - "Dança Húngara" - Belá Bartók
Piano - Ana Rita Barros - "Estudo nº2" - Heller

Solução do problema de Matemática do mês de Maio e vencedor

A Grande vencedora do mês de Maio foi a aluna Rafaela Silva, nº21 do 6ºD