21/11/11

10/11/11

Lançamento do livro Ajudaris


Em pleno Ano Europeu do Voluntariado, a Ajudaris e 35 escolas lançam pelo terceiro ano consecutivo um livro escrito por crianças e ilustrado por artistas conceituados a nível nacional dos quais salientamos Elsa Lé e Isabel Mourão.

O Agrupamento Vertical Dr. A.C. Pires de Lima participou com duas histórias, uma da EB23 e outra da EB1 do Campo 24 de Agosto.

A festa de lançamento vai ocorrer no dia 12 de Novembro de 2011, pelas 14.30 no Teatro Sá da Bandeira com apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel.

O livro alia a vertente pedagógica e artística à solidária uma vez que a venda do livro reverte integralmente em prol do apoio a crianças e famílias carenciadas!

Os nossos alunos estão de parabéns!

A Sogrape, nossa parceira, ofereceu vinte livros ao Agrupamento A.C.Pires de Lima que serão distribuídos pelos nossos pequenos artistas.

06/11/11

Um Mês Um Escritor

Novembro e Dezembro

Sophia de Mello Breyner Andresen

(1919-2004)

Poetisa e contista portuguesa, nasceu no Porto, no seio de uma família aristocrática, e aí viveu até aos dez anos, altura em que se mudou para Lisboa. De origem dinamarquesa por parte do pai, a sua educação decorreu num ambiente católico e culturalmente privilegiado que influenciou a sua personalidade. Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em consonância com o seu fascínio pelo mundo grego (que a levou igualmente a viajar pela Grécia e por toda a região mediterrânica), não tendo todavia chegado a concluí-lo.

Teve uma intervenção política empenhada, opondo-se ao regime salazarista (foi cofundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos) e também, após o 25 de Abril, como deputada. Presidiu ao Centro Nacional de Cultura e à Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Escritores.

O ambiente da sua infância reflete-se em imagens e ambientes presentes na sua obra, sobretudo nos livros para crianças. Os verões passados na praia da Granja e os jardins da casa da família ressurgem em evocações do mar ou de espaços de paz e amplitude. A civilização grega é igualmente uma presença recorrente nos versos de Sophia, através da sua crença profunda na união entre os deuses e a natureza, tal como outra dimensão da religiosidade, oriunda da tradição bíblica e cristã.

...

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Vários títulos disponíveis na Biblioteca para leitura orientada em sala de aula, para requisição domiciliária ou para ler in loco:



01/11/11

Filme do mês

Novembro

Sinopse: Baseado no livro de Jeff Kiney, Gregg Heffley é apenas um rapaz que sonha ser famoso, e por isso escreve um diário onde conta as suas vivências durante o ano com seu amigo Rowley, o irmão Rodrick e a escola em geral.

Género: Comédia

Duração: 96minutos

Origem:E.U.A

Data: Março de 2010

Novos livros e mais um DVD na Biblioteca!

A maravilhosa colaboração de alguns dos "Amigos da biblioteca" permitiu, mais uma vez, actualizar algumas das tuas coleções preferidas, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura (LER+) e comprar um DVD sugerido pelos pelos alunos.
  • O mistério da pérola gigante, coleção Gerónimo Stilton, nº44;
  • O livro que se lê de olhos fechados, coleção Vampiro Valentim, nº11- Álvaro Magalhães;
  • Mariana e Manuel numa curva do caminho, coleção 7irmãos, nº8;
  • A rapariga rebelde é uma heroína, Enid Blyton
  • DVD - Diário de um banana, vou ser famoso
Livros já disponíveis para requisição
DVD será o Filme do mês de Novembro

Obrigada aos Amigos da Biblioteca!