28/04/12

Maratona de Leitura - 28 de Abril na BPMP

      A sessão de abertura da Maratona de Leitura foi feita pela Senhora Vereadora do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, Professora Doutora Guilhermina Rego, após a atuação do coro do Colégio Tangerina. A escritora Ana Saldanha leu o conto da sua autoria "O galo que nunca mais cantou", tendo por "coro" os alunos participantes da Escola EB23 Pires de Lima. Os alunos do 7ºA leram três histórias: "O beijo da palavrinha", de Mia Couto; "O coelhinho e a formiga Rabiga...", de João Pedro Mésseder e "Os amigos não são para comer",de Elsa Lé. Leram com entusiasmo e envolveram a assistência. São fantásticos!
      Os alunos: Ana Teresa, Eva Mendes, Diogo Abel, Joana, Sara, Sara Inês, Mariana e o professor Leonardo Afonso estão de parabéns! 
Agradecemos também às suas famílias por terem aceite o convite e marcado presença no evento.
Foi uma tarde bem passada!

       
                                                              Alguns momentos da tarde


           A Biblioteca Pública Municipal do Porto vai realizar hoje, dia 28 de Abril, uma Maratona da Leitura, que incluirá a leitura em voz alta de histórias infanto-juvenis feitas por crianças e jovens e dirigida ao público em geral e famílias.
        Atendendo à participação do Agrupamento de Escolas Pires de Lima nas gravações de histórias infanto-juvenis, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Biblioteca Sonora, as crianças/jovens e os professores que estão a colaborar nas gravações, a participarem neste evento.
         Os alunos contarão em voz alta as histórias que irão gravar, num ambiente de celebração do livro e da leitura. As suas famílias poderão vir também assistir.
         Gostaríamos muito de contar com a presença  de toda a comunidade educativa assim como das famílias. 
Clique com o cursor no programa para visualizar melhor.

26/04/12

Oferta de dois livros novos à Biblioteca

       Os nossos alunos e os seus encarregados de educação, conscientes da necessidade de renovar e inovar a coleção e das dificuldades que a Biblioteca tem para o fazer, apoiam-nos constantemente. A Encarregada de educação, Comissária Ana Claúdia, membro ativo da Associação de pais e mãe do Amigo da Biblioteca nº7, o Guilherme do 7ºB, ofereceu-nos dois clássicos da literatura, novinhos em folha!


Nós agradecemos. Bem haja!

Esperamos por mais exemplos como este...

25/04/12

25 de ABRIL


As Portas que Abril abriu Ary dos Santos

Paulo de Carvalho

Teatro 8ºE "Na feira dos malandrecos"


  Edição Fernando Barbosa_Associação de Pais

 Gostei...

24/04/12

Concurso ALEA

Está lançado o desafio 35 do ALEA!


     Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal de Notícias de 7 de abril de 2012. Esta notícia apresenta informação relativa às viagens turísticas dos residentes em Portugal, no período de janeiro a setembro de 2011. 
    Os alunos podem responder até ao dia 24 de maio de 2012.
    Todos os alunos que responderem corretamente ficam habilitados a um prémio!

Mais informação em:

Participa!

23/04/12

Pedro Seromenho na Biblioteca


Pedro Seromenho na nossa biblioteca

        No dia vinte e quatro de Abril, tivemos a sorte de conhecer pessoalmente o escritor Pedro Seromenho na biblioteca da nossa escola. Foi um momento mágico!
        O Pedro é espetacular, surpreendente, criativo, envolvente e muito ativo!
        A sessão com o escritor decorreu no segundo bloco da tarde e durou cerca de uma hora e trinta. Num espaço tão curto de tempo, ele apresentou, em breves pinceladas, a sua obra, presenteou-nos com um quadro da sua autoria, inventou histórias, leu pedaços dos seus livros e fez-nos mergulhar num mundo da fantasia, do sonho, do maravilhoso.
     No final, fez dedicatórias personalizadas a todos os alunos que adquiriram um livro seu e, também, a todos os que gostaram e se entusiasmaram com o seu trabalho.
      Ele é fantástico e os seus livros também!
Obrigada Pedro! Até breve!
Teresa Pereira
      




A vinda do escritor e ilustrador Pedro Seromenho à nossa escola foi um sucesso. Conversou, leu, desenhou e encantou! Com um discurso simples e acessível demonstrou que a grandeza das palavras pode ser representada pela  simplicidade do traço!
    Os alunos, docentes e a Associação de Pais aceitaram o convite e  marcaram presença   na  atividade.


Alguns momentos da tarde...

a  24 de abril, 3ª feira, pelas 15 h

O grupo disciplinar de História tem o prazer de vos convidar para uma sessão com o escritor/ ilustrador, Pedro Seromenho, na biblioteca da nossa escola, no dia 24 de abril, pelas 15h.
          Antes do encerramento, o escritor fará uma sessão de autógrafos.
Contamos com a vossa presença.

Aqui ficam alguns dos títulos que podes adquirir para autografar.


900 - História de um rei - Booktrailer

22/04/12

23 de abril - Dia mundial do livro e dos direitos de autor


 

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.


Vamos passar o dia a ler!

Aqui fica a História do livro 

15/04/12

SuperTmatic em Francês



No dia 13 de Abril, decorreu, na Biblioteca da nossa Escola, o campeonato inter-turmas  SuperTmatik de português-francês, tendo sido, assim,  apurados os alunos que nos diferentes escalões/níveis representarão a escola no campeonato nacional:

7ª ano - campeão – André Ribeiro (7ºB); 
            vice-campeão - Vítor Hugo Martins (7ºA);
8º ano -  campeão – Tiago Barros (8ºB); 
             vice-campeã -  Bruna Souza (8ºA);
9º ano -  campeão – Dário Dias (9ºD); 
             vice-campeão - Mohamed Rafik (9ºE).

A estes e a todos os alunos, que participaram no SuperT, damos os parabéns pela dedicação e pelo “fair-play” demonstrados ao longo das diferentes etapas. Resta-nos, agora, desejar boa sorte aos campeões que nos vão representar, na Grande Final Online, a realizar entre os dias 25 de abril e 10 de maio. BONNE CHANCE!
 André Ribeiro (7ºB) e Vítor Hugo Martins (7ºA)

Tiago Barros (8ºB) e Bruna Souza (8ºA)

Mohamed Rafik (9ºE) e Dário Dias (9ºD)

Atividade dinamizada pelo grupo de francês:
Ester Ribeiro
Marta Ferreira

A minha escola adota um Museu

A turma do 6º E participou no projeto “A minha Escola adota um Museu…”, tendo sido enviado um trabalho – uma gravação de uma canção-hino ao Panteão Nacional,  que foi selecionado para a fase final do Concurso. Os alunos foram orientados pelas professoras Georgina Carneiro e Maria Sieira. É de realçar o empenho de todos os alunos neste projeto, em especial dos alunos do Ensino Articulado de Música.


Concurso Nacional de Leitura

Fase Distrital
Biblioteca Municipal Almeida Garrett - 24 de Abril de 2012
Obras selecionadas para o 3º ciclo:

Boa sorte a todos os participantes!

IMPORTANTE


in: http://livros-e-coisas-de-paranhos.blogspot.pt

Convite

Leitura da peça Sonho de uma noite de verão 

20 de Abril, 6ª feira, às 21h 30 m
no auditório da Biblioteca Publica Municipal do Porto
(S.  Lázaro)

12/04/12

SuperTmatik Francês

Campeonato Inter-Turmas


         Dia 13 de Abril às 10h 05m na Biblioteca.


       Atividade Dinamizada pelo Grupo de Francês.

09/04/12

De volta às aulas

3º Período
Início: 10 de Abril
Fim: 8 de Junho para os e anos
        15 de Junho : 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 7º e ano
        6 de Julho: Educação pré-escolar

Muito estudo, Bom trabalho e Excelentes Resultados!

06/04/12

Páscoa Feliz!

A equipa da Biblioteca deseja a toda a Comunidade Escolar: boas férias, bom descanso e...

Boa Páscoa!

02/04/12

Teatro " na Feira dos Malandrecos" com o 8ºE

    No dia 23 de Março, a turma E do 8ºano apresentou a peça "na Feira do Malandrecos" de José Vaz, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim.
    Esta atividade prendeu-se com o interesse  dos alunos, aquando do estudo do Texto Dramático, pois desejavam fazer uma pequena apresentação. A representação implicou a presença em palco de todos os alunos da turma, os quais contaram com a ajuda das Professoras Ausenda Torrado, Fátima Nogueira e Elsa Novais.
   A turma sentiu-se muito contente e orgulhosa pelo trabalho que realizou e pelo facto de poder contar com várias turmas de 1º e 3º ciclos e alguns Professores e Encarregados de Educação na assistência, o que implicou mesmo a repetição da apresentação. 

                                    Parabéns a todos os intervenientes!