31/05/12

“As nossas mais pequenas histórias”

“As nossas mais pequenas histórias”  ganham vida,  de 28 de Maio a 1 de Junho, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, em S. Lázaro.
 Jardim do Claustro da BPMP 

Cortar. Riscar. Apagar. Refazer. Gostar. Não gostar. Recomeçar. Deixar o texto num tamanho tão mínimo que pode ser a mais pequena história do mundo, a nossa mais pequena história.
     E depois ilustrar. Preparar a cor, a textura, os lápis num desenhar contínuo. A imaginação em fuga. Criar. Sobretudo criar.
         Este projeto nasceu da leitura da obra Histórias muito pequenas de Madalena Correia de Matos, ilustração de Carlos Guerreiro.
Posteriormente, em Oficina de Escrita, foram criadas várias pequenas histórias (máximo 30 palavras), utilizando as várias fases da escrita (planificação, textualização, revisão, reescrita).
Depois, na disciplina de Educação Visual, com a ilustradora/professora Elsa Lé as histórias ganharam cor. E a magia nasceu.


Sessão de encerramento da Exposição
"As Nossas mais pequenas Histórias"
1 de junho de 2012
Dia Mundial da Criança

Programa
10:00 Visita guiada à exposição, com momento musical pelo aluno Samuel Gonçalves, do 9ºB e          performance das alunas do CEF de Animação Sóciocultural Cristina Queirós e Alexandra Silva.
10:15 Intervenção da Senhora Diretora da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Dra Olga Maia
10:20 Intervenção do Senhor Presidente do Agrupamento de Escolas Dr. Augusto César Pires de Lima, Professor Carlos Tavares da Rocha
10:25 Leitura animada das histórias em exposição, pelos autores e ilustradores das histórias, turma do 7ºA
10:30 Conversa com a escritora Elsa Lé
10:40 Leitura animada das histórias em exposição, pelas antigas alunas do CEF
10:45 Apresentação do making off de As nossas mais pequenas histórias
10:50 Momento musical pelos cantores líricos Maria João Gomes e Tiago de Sá
11:00 Encerramento




30/05/12

82ª Feira do Livro no Porto

Está aí a 82.ª Feira do Livro do Porto. Ao longo de 18 dias, a Avenida dos Aliados será palco de conversas com autores, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, mas também de concertos e sessões de cinema ao ar livre.
O horário da feira é este ano uma vez mais alargado: de 2.ª a 6.ª Feira, a abertura é às 12h30; Sábado, Domingo, Feriados e Dia da Criança às 11h00. De Domingo a Quinta-feira, a Feira encerra às 23h00; Sextas, Sábados e vésperas de Feriado às 24h00.
Ao visitar a feira poderá encontrar novidades literárias, promoções e títulos de todos os géneros e para todas as idades.
A nossa  Biblioteca  vai conhecer as mais recentes novidades editoriais no dia 1 de Junho, pelas 14h e 30m.

22/05/12

Feira do Livro na EB23


Vai decorrer na semana de 28 a 1 de junho, no átrio de entrada da escola, uma Feira do Livro, dinamizada pela Associação de pais. 
 A realização de feiras do livro nas escolas proporciona um contacto vivo e direto com grande número de títulos adequados às diferentes idades, incentivando os alunos ao manuseamento, à apreciação dos livros expostos e à prática de escolhas fundamentadas.

Muito sucesso para a feira...

16/05/12

Teatro em Inglês

Os nossos alunos foram ao teatro assistir a uma peça da companhia de teatro "Clever Pants" na Escola Artística Soares dos Reis.
As actuações e as temáticas foram diferentes para os dois ciclos!
Para o 2º Ciclo, a companhia de teatro representou uma peça com uma linguagem básica, bastante acessível para alunos que começam agora a incursão pela língua.
Para o 3º ciclo, além da representação a abordar três temáticas (drama, romance e thriller), a companhia ousou na linguagem e representou com uns textos mais elaborados, adequados ao nível de aprendizagem destes alunos.
2ºCiclo
3ºCiclo Foi muito bom!

10/05/12

40 anos de Biblioteca Sonora do Porto


 visita à Biblioteca Publica Municipal do Porto

No âmbito das comemorações dos 40 anos da Biblioteca Sonora da Biblioteca Municipal do Porto, a Biblioteca da nossa Escola foi convidada a abraçar o projeto de gravação de livros infanto-juvenis para pessoas invisuais e ambliopes. O objetivo era chegar a um público invisual mais jovem e ser atualizada a oferta de títulos recentes, em suporte digital.
Assim, entusiasmados pela possibilidade de serem solidários e úteis a crianças e jovens com problemas visuais e ainda pela gravação das suas vozes e nomes num catálogo coletivo, os alunos do 7ºA orientados pelos professores  Isabel Pereira e Leonardo Afonso, respetivamente, prepararam e gravaram os livros "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto, "Os amigos não são para comer" de Elsa Lé, “O coelhinho, a formiga rabiga mais a cabra e a sua barriga” de João Pedro Mésseder e “O pequeno livro de desmatemática” de Manuel António Pina.
A manhã terminou com uma visita guiada à Biblioteca Publica Municipal do Porto. Os alunos estavam entusiasmadissimos e querem voltar!
O processo foi acompanhado de perto por uma equipa do Porto Canal que procedeu à filmagem das gravações e da visita à BPMP.

Foi uma manhã muito bem passada!


algumas fotografias gentilmente cedidas pela BPMP

07/05/12

Matemática em ação...


SuperTmatic –Matemática
Campeonato de Cálculo Mental

Realizou-se na Escola, com  a participação dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos,  o SuperTmatic - Matemática - Campeonato de cálculo mental.
Foram classificados para a fase final os alunos:



Matemagia
Foi dinamizada, em turmas do 2º ciclo, a atividade Matemagia com o objetivo de fomentar nos alunos o gosto pelas curiosidades matemáticas.

 Continuem a participar!

Canguru Matemático
Com o objetivo de estimular o gosto pela Matemática, realizou-se também neste período letivo o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras.

  Parabéns a todos os participantes!

Hino ao panteão Nacional do 6ºE



A turma do 6º E participou no projeto “A minha Escola adota um Museu…”, tendo sido enviado um trabalho – uma gravação de uma canção/hino ao Panteão Nacional,  que foi selecionado para a fase final do Concurso. Os alunos foram orientados pelas professoras Georgina Carneiro e Maria Sieira. É de realçar o empenho de todos os alunos neste projeto, em especial dos alunos do Ensino Articulado de Música.

 Parabéns aos alunos e às professoras!