11/03/12

A Matemática nas Literaturas

A Álgebra na Literatura
“ (...) alinhava algarismo num vasto Livro de Caixa... A firma ensinava-me a regra de três (...) "
A Relíquia, Eça de Queiroz

"(...)o senhor te pagará sete vezes pela verdade que tiveres dito ou sete vezes sete cobrará de ti pela mentira com que nos tenhas enganado."
"(...)este homem e esta mulher tinham dividido e multiplicado entre si os sentimentos e os gestos, os espaços e as sensações (...)."
O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago

"Mas mentalmente estabeleceu que haveria uma subtracção e atribuiu-a ao beneficiado."

Contos, Eça de Queiroz

"Mas, na manhã seguinte, o apoio a Lucchesi aumentou, subindo firmemente em direção aos dois terços da maioria necessários para se ser eleito papa."
"- Na verdade, quatro quintos dos judeus italianos sobreviveram à guerra, o que é notável."
O Confessor, Daniel Silva

- Isto é uma espectografia de som. A impressão vocal. É uma equação matemática, baseada na configuração física da boca e da garganta do orador.
- Lembra-te, quatro quintos da Palestina Mandatária já tinham sido cortados para criar o Estado da Transjordânia. Oitenta por cento! Dos restantes vinte por cento, as Nações Unidas deram-nos metade, dez por cento da Palestina Mandatária, a Planície Costeira e o Negev. E mesmo assim os Árabes disseram que não.
Príncipe de fogo, Daniel Silva

"- Já reparaste que noventa por cento das nossas colegas já vão no segundo casamento?"
OS Retornados (Um amor nunca se esquece), Júlio Magalhães

“ (…) fica-lhe do lado direito, aí a uns dois terços do comprimento da rua(...)”
“ (...) Quem estiver a olhar para nós, a quem é que vê, a si ou a mim, Vê-o a si, ou melhor, vê um vulto que não é você nem eu, Uma soma de nós ambos dividida por dois, Não, diria antes que o produto da multiplicação de um pelo outro, Existe essa aritmética, Dois, sejam eles quem forem, não se somam, multiplica-se, Crescei e multiplicai-vos, diz o preceito, Não é nesse sentido, meu caro, esse é o sentido curto, biológico, aliás com muitas excepções, de mim, por exemplo, não ficaram filhos, De mim também não vão ficar, creio, E no entanto somos múltiplos, tenho uma ode em que digo que vivem em nós inúmeros, Que eu me lembre, essa não é do nosso tempo, Escrevi-a vai para dois meses, Como vê, cada um de nós, por seu lado, vai dizendo o mesmo, Então não valeu a pena estarmos multiplicados, Doutra maneira não teríamos sido capazes de o dizer.
“ (…) a relação entre pessoas não se resolve na mera operação de somar e subtrair, em seu aritmético sentido, quantas vezes julgávamos diminuir e saiu-nos o contrário, nem sequer simples adição, mas multiplicação.
“ (…) Diga-me Fernando, quem é, que é este Salazar que nos calhou em sorte, É o ditador português, o protetor, o pai, o professor, o poder manso, um quarto de sacristão, um quarto de sibila, um quarto de Sebastião, um quarto de Sidónio, o mais apropriado possível aos nossos hábitos e índole, Alguns pês e quatro esses, Foi coincidência, não pense que andei a procurar palavras que principiassem pela mesma letra, Há pessoas que têm essa mania, exultam com as aliterações, com as repetições aritméticas, cuidam que graças a elas ordenam o caos no mundo, Não devemos censurá-las, são gente ansiosa, como os fanáticos da simetria, O gosto da simetria, meu caro Fernando, corresponde a uma necessidade vital de equilíbrio, é uma defesa contra a queda (…)”
O ano da morte de Ricardo REIS, José Saramago

Afonso não se impressionou, para ele dez anos era muito tempo, eram dois terços da sua existência, era um dia longínquo que se perdia na eternidade do futuro.
Matias começou gradualmente a perceber que a guerra era feito de oitenta por cento de tédio e rotina, dezanove por cento de frio polar e um por cento de puro horror, o mesmo horror que naquele momento o paralisava, a si e aos seus companheiros.
- Um terço dos mortos por doença é vitimado pela tuberculose, este é o mal que mais mata. (…)
- Pelas vossas contas, os soldados morrem mais por doença ou por combate?
- Combate. Pelo que já vi, em cada quatro mortos, três resultam de ferimentos em combate e apenas um de doença. (…)
- Os gaseados andam aí pelos quarenta por cento dos feridos, aparecem muitos, muitos. (…)
- Há ainda uns dez por cento de feridos em acidentes. Mas não há dúvida de que metade dos feridos que aqui vêm parar foi atingida por projéteis em combate.
A Filha do Capitão, José Rodrigues dos Santos
“(…) e agora ali estavam eles sentados nos seus magníficos lugares à sombra, contemplando a Maestranza a encher-se de uma multidão que, mesmo assim, seria apenas uma terça parte dos que tinham içado lá fora e que aparentemente se iriam contentar em seguir a corrida [de touros] através das reações que vinham lá de dentro (…)”
“(…) aventurara-se ao estatuto de primeiro importador de legítimo peixe do mar em Estremoz, terra em que pelo menos uns dois terços dos habitantes não faziam ideia do que era o maré onde ficava.
- Amparo, é assim; eu e o Francisco Meneses temos uma sociedade juntamente com um sócio alemão sediado no Rio de Janeiro, a Atlântica C.ª, como tu sabes. Um terço é dele, o resto é nosso, em partes iguais.
“(…) um país [Brasil] onde três quartas partes do território ainda estavam por desbravar e quase tudo ainda parecia possível e desconhecido.
O Rio das Flores, Miguel Sousa Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário