01/11/12

Fim do feriado de 1 de novembro até 2018

1 de novembro: Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 01 de novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 02 de novembro.
Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas.

 31 de outubro
 Dia das Bruxas ou Halloween.


O Dia das Bruxas é celebrado anualmente na noite de 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento. À noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween. Os símbolos deste dia são a abóbora, a bruxa e velas.
Neste dia à noite as crianças fantasiam-se e percorrem as ruas, batendo de porta em porta a pedir guloseimas aos vizinhos. Quando a porta abre devem dizer "doçura ou diabrura?". Se o vizinho não der um doce ou guloseima, as crianças podem fazer uma travessura.
O Dia das Bruxas é celebrado em países como os Estados Unidos da América, Irlanda, Canadá e Reino Unido.
O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Os impulsionadores desta celebração foi o povo Celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "Fim de Verão".
Por outro lado, a igreja católica passou a celebrar o dia 1 de Novembro como sendo o Dia dos Finados, ou seja, o dia em que se relembram as pessoas que faleceram.

No século XIX, os irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos da América, país que celebra esta tradição de forma entusiástica.



O dia de Todos os Santos, comemora-se hoje pela última vez enquanto feriado.
A partir do próximo ano a data não será celebrada como feriado, pelo menos até 2018, ano em que o Governo vai analisar a questão e decidir se manterá a suspensão ou não.
Para além do 1 de Novembro, a partir de 2013 deixam de ser feriado o dia do Corpo de Deus (feriado móvel que se comemora 60 dias após a Páscoa), o 5 de Outubro (dia de Implantação da República) e o 1.º de Dezembro (dia da Restauração da Independência).

Sem comentários:

Enviar um comentário